Ike deve chegar com força ao litoral do Texas

O furacão Ike avança nesta quinta-feira pelo Golfo do México e pode chegar fortalecido à costa do Texas na madrugada de sexta-feira para sábado como um ciclone maior altamente destrutivo, informou o Centro de Furacões americano (NHC).

AFP |

Às 11H00 GMT, o centro de Ike estava localizado a 920 km a leste de Brownsville, Texas, e a cerca de 435 km ao sul-sudeste da nascente do Rio Mississippi, Luisianna, destacou o NHC.

Os ventos máximos de Ike eram de 160 km/h, e sua velocidade de deslocamento para o oeste-noroeste era de 16 km/h. Com esta trajetória, o centro do furacão deve se aproximar da costa noroeste do Golfo do México nas últimas horas de sexta-feira.

Ike é um furacão de categoria 2, na escala Saffir-Simpson com máximo em 5, mas deve se intensificar nas próximas horas, podendo alcançar força de categoria 3 (ventos acima de 178 km/h), o que o transformaria em um furacão maior altamente destrutivo, informou o organismo.

Ike avança para a costa americana depois de ter deixado quase 100 mortos no Haiti e destruído áreas rurais, além de cinco mortos em Cuba.

jco/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG