Ike deixa milhões de casas sem água e eletricidade nos EUA

Milhões de americanos continuavam nesta segunda-feira sem energia elétrica, nem água, após a passagem do furacão Ike, que deixou mais de 17 mortos em nove estados.

AFP |

Operações de busca e de socorro em massa eram realizadas no castigado estado do Texas, onde dez pessoas morreram, e outras 4.000 tiveram de ser resgatadas após o impacto do Ike, no sábado, com um paredão de água e ventos de 200 km/h.

O governador do Texas, Rick Perry, avisou que pode demorar semanas até que os habitantes da ilha de Galveston, devastada pelo furacão, sejam autorizados a retornar para suas casas. O número de mortos pode continuar aumentando durante as tarefas de limpeza, advertiram funcionários do governo.

Estima-se que cerca de 20.000 moradores do litoral texano tenham ignorado as ordens de evacuação e permanecido em suas residências.

Somente nos estados de Texas e Louisiana, cerca de 2,6 milhões de edifícios estão sem eletricidade, informou o Departamento de Energia americano.

Coberta de escombros, Houston, a quarta maior cidade do país em termos de população, impôs um toque de recolher durante toda a semana devido às inundações e ao perigo dos cabos de alta tensão arrancados pela tempestade.

"Galveston foi arrasada. Estamos sem eletricidade, sem gás e sem telefone. Não sabemos ao certo quando esses serviços básicos serão restabelecidos", declarou a prefeita do balneário, Lyda Ann Thomas.

"Não voltem para Galveston", pediu a prefeita aos moradores, insistindo em que "nesse momento, não podem viver aqui".

Pelo menos 11 pessoas foram resgatadas hoje do Flagship, um grande hotel construído sobre pilotis que avançam mar adentro em Galveston. Sacudidas pelo vento e pelas ondas, as paredes laterais do hotel caíram, deixando os quartos à mostra. Outros imóveis também erguidos sobre pilotis foram totalmente arrasados.

Ao todo, 150 edifícios foram destruídos, e 11 ladrões, presos, durante o toque de recolher na cidade.

Três companhias norte-americanas de avaliação de riscos estimaram em 8 a 18 bilhões de dólares os danos provocados pelo furacão Ike.

Pelo menos dez plataformas petroleiras foram danificadas pelo furacão, enquanto as refinarias da área de Houston, que produzem 20% da gasolina do país, continuavam fechadas.

No fim de semana, o presidente dos EUA, George W. Bush, anunciou que viajará terça-feira para o Texas para ver de perto a devastação.

"Estou certo de que haverá pessoas muito frustradas, porque suas vidas foram seriamente afetadas por essa tempestade", disse Bush. "E minha mensagem será: 'vamos ouvi-los e trabalharemos o mais dura e rapidamente possível para que nossas vidas voltem ao normal'".

rpl/yw/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG