Ike deixa milhões de casas sem água e eletricidade nos Estados Unidos

Milhões de americanos continuavam nesta segunda-feira sem energia elétrica nem água após a passagem do furacão Ike, que deixou mais de 15 mortos em nove estados.

AFP |

O governador do Texas, Rick Perry, avisou que pode demorar semanas antes que os habitantes da ilha de Galveston, devastada pelo furacão, sejam aurtorizados a retornar às suas casas.

Estima-se que cerca de 20.000 moradores do litoral texano tenham ignorado as ordens de evacuação e permanecido em suas casas.

Somente nos estados de Texas e Louisiana, cerca de 2,6 milhões de edifícios estão sem eletricidade, informou o departamento de Energia americano.

Coberta de escombros, Houston, a quarta maior cidade do país em termos de população, impôs um toque de recolher durante toda a semana devido às inundações e ao perigo dos cabos de alta tensão arrancados pela tempestade.

"Galveston foi arrasada. Estamos sem eletricidade, sem gás e sem telefone. Não sabemos ao certo quando esses serviços básicos serão restabelecidos", declarou a prefeita do balneário, Lyda Ann Thomas.

"Não voltem para Galveston", pediu a prefeita aos moradores.

Três companhias norte-americanas de avaliação de riscos estimaram em 8 a 18 bilhões de dólares os danos provocados pelo furacão Ike.

ao/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG