Ike deixa Cuba e avança pelo Golfo do México rumo aos EUA

O furacão Ike deixou a costa noroeste de Cuba nesta terça-feira, e agora avança pelo Golfo do México rumo aos Estados Unidos, informou o chefe de previsões do instituto de meteorologia da ilha (Insmet), José Rubiera.

EFE |


Com ventos máximos sustentados de 120 km/h, o ciclone deixou território cubano por volta de 15h55 (16h55 de Brasília), após matar quatro pessoas na ilha, ferir pelo menos 20 e causar grandes danos em casas, plantações e infra-estruturas.

O segundo furacão a castigar Cuba em dez dias passou finalmente longe de Havana, que estava sob alerta de ciclone e tinha se preparado para o pior, pois as possíveis trajetórias de "ke projetadas pelos meteorologistas nos últimos dias previam mais destruição.

Mas Ike não deixou imune a capital cubana, de mais de dois milhões de habitantes. O furacão provocou chuvas e rajadas de vento incessantes desde segunda-feira.

Ao fim de sua passagem de 42 horas por Cuba, na qual foram evacuadas mais de 1,2 milhão de pessoas desde sábado, Ike deixou Havana quase totalmente paralisada, sem energia em muitos bairros, cercas derrubadas e chuvas intensas.

As mortes causadas por Ike chegam a 70, já que no Haiti pelo menos 66 pessoas morreram.

Os números de casas destruídas ou danificadas no leste cubano são milhares, assim como os hectares de cultivo e as redes de eletricidade arrasadas.

Somente em Las Tunas, segundo informaram autoridades dessa província à Agência Efe, há cerca de 50 mil casas atingidas, sendo sete mil destruídas, além de 51 mil telefones cortados e grandes prejuízos econômicos.

O furacão, que em Cuba diminuiu de categoria três para um na escala Saffir-Simpson, que vai até cinco, atravessou nesta terça a província de Pinar del Río, próximo à região arrasada pelo furacão Gustav há apenas dez dias.

As chuvas geradas por Ike continuam causando inundações em várias províncias, mas a Defesa Civil já suspendeu o alerta de ciclone em grande parte da região leste.

Leia mais sobre Ike

    Leia tudo sobre: ike

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG