Ike avança lentamente pelo Golfo do México rumo ao Texas

O furacão Ike segue sua marcha pelo centro do Golfo do México, em direção ao estado americano do Texas, onde pode chegar nesta sexta-feira como um ciclone de categoria três, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Redação com agências internacionais |

Em seu boletim das 15h (Brasília) de hoje, o NHC informou que "Ike" apresentava ventos máximos sustentados de 160 km/h e "espera-se que se transforme em um furacão maior antes de chegar à costa do estado do Texas" nesta sexta-feira à noite ou na madrugada de sábado.

Nessa hora, o centro do furacão estava próximo da latitude 25,8 graus norte e da longitude 88,8 graus oeste, cerca de 710 quilômetros a lés-sudeste de Corpus Christi, no Texas, e cerca de 760 quilômetros a lés-sudeste de Galveston, também nesse estado americano.

Segundo projeções do NHC, o olho do furacão Ike "deve chegar muito perto do litoral do Texas na sexta-feira à tarde". De acordo com os especialistas, por se tratar de um furacão de grandes dimensões, deve "se deteriorar" ao longo da costa texana, antes de seu olho atingir o continente.

O presidente dos EUA, George W. Bush, declarou na última quarta-feira situação de emergência no Texas e ordenou ajuda federal para apoiar as autoridades estaduais e locais em seus preparativos de resposta ao furacão.

Preparação

A cidade de Houston, no Texas, sul dos EUA, se preparava nesta quinta-feira, com a retirada de centenas de milhares de habitantes, para a chegada do furacão Ike, que já devastou o Caribe.

As autoridades do condado de Harris, onde fica a maior parte da metrópole texana, anunciaram que o processo de evacuação começou no início da tarde e que a retirada das pessoas mais vulneráveis, como idosos, doentes e deficientes físicos, são prioritárias.

O tráfego nas rodovias será desviado, e postos de gasolina temporários serão instalados nos principais eixos viários para facilitar o êxodo esperado de centenas de milhares de pessoas, segundo as autoridades do condado.

A cidade de Houston tem 2,2 milhões de habitantes, mas a aglomeração tem 5,6 milhões. Ela abriga, entre outros edifícios, o centro de controle da Nasa.

Com informações da EFE e da AFP

Leia mais sobre Ike

    Leia tudo sobre: ike

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG