jogar roleta russa com Moscou - Mundo - iG" /

IISS: o Ocidente não deve jogar roleta russa com Moscou

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) não deve transformar sua polícia de expansão em um jogo de roleta russa contra Moscou, advertiu nesta quinta-feira o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), na apresentação de seu relatório anual nesta quinta-feira em Londres.

AFP |

A Otan deve ainda reavaliar sua política de expansão à luz da decisão "irresponsável" da Geórgia de invadir, mês passado, a região separatista pró-russa da Ossétia do Sul, declarou John Chipamn, diretor executivo do IISS, em entrevista à imprensa antes da apresentação do relatório.

O dirigente do IISS pediu à Organização, cujos ministros da Defesa iniciaram nesta quinta-feira uma reunião de dois dias em Londres, que decida quais "interesses vale a pena defender e em que aspectos pode colaborar com a Rússia".

Chipman insistiu que a crise do Cáucaso não abriu uma etapa de uma "guerra fria, pois isso não interessa a nenhuma das partes".

Esta crise só marcou o fim da fase romântica da ordem internacional do pós-guerra fria, destacou o responsável do importante centro de estudos estratégicos.

"A política de ampliação da Otan deve ser reafirmada como necessária apenas se estiver a serviço dos interesses estratégicos da Aliança", escreveu o IISS em seu relatório "Estudo Estratégico 2008".

ame/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG