Igreja ortodoxa russa inaugura catedral no centro histórico de Havana

Havana, 18 out (EFE).- Em pleno centro histórico de Havana será inaugurada amanhã uma catedral ortodoxa russa construída para os fiéis desta confissão religiosa que vivem em Cuba.

EFE |

Construída na Avenida do Porto, o templo de estilo bizantino surpreende os transeuntes e turistas em uma região de conventos católicos, casarões coloniais, fortalezas espanholas centenárias e edifícios de séculos anteriores, muitos deles em ruínas.

A inauguração acontece em um momento no qual os Governos de Cuba e da Rússia anunciaram um novo impulso em suas relações bilaterais, que haviam perdido força desde a queda da União Soviética.

Victoria Chichkalenko, uma ucraniana que vive em Cuba desde 1995, afirmou à Agência Efe que está "muito contente" e que é importante para sua "tranqüilidade espiritual" contar com este templo, onde poderá escutar a liturgia e praticar os ritos ortodoxos.

"Sempre ficava com uma dor na alma por não haver uma igreja. Para nós é uma grande coisa", acrescentou esta mulher de 40 anos casada com um cubano e mãe de uma menina à qual pretende ensinar sua fé.

EFE rmo/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG