Igreja está ferida por pecados, diz papa Bento 16

Em sua primeira viagem internacional desde o escândalo de abusos sexuais por padres católicos na Europa e nos Estados Unidos, o papa Bento 16 disse neste sábado que a Igreja está ferida por seus pecados.

iG São Paulo |


Durante o voo até Malta, o líder da Igreja Católica não fez uma referência direta aos casos de abusos sexuais e falou apenas vagamente sobre os pecados que feriram a Igreja.

"Malta ama Cristo que ama sua Igreja, que é seu corpo, mesmo se esse corpo foi ferido por nossos pecados", disse ele.

AP
Papa é recebido pelo presidente de Malta

Papa é recebido pelo presidente de Malta, George Abela

O papa Bento 16 está fazendo uma peregrinação em que segue os passos de São Paulo. Seu voo foi um dos poucos a deixar a capital italiana, Roma, neste sábado, em meio ao caos aéreo provocado pela nuvem de cinzas expelida por um vulcão na Islândia.

O presidente maltês George Abela, no entanto, se referiu diretamente ao escândalo de abusos sexuais ao dar as boas-vindas a Bento 16, ainda no aeroporto.

Abela se referiu ao processo que corre atualmente em um tribunal maltês, em que três padres católicos são acusados de ter abusado sexualmente de 10 homens malteses quando eram crianças, em um orfanato católico. "É preciso que seja visto que a Justiça foi feita", disse o presidente ao papa.

Defesa da família

Ao visitar a Gruta de São Paulo, o papa afirmou que o mundo precisa do testemunho cristão "frente às tantas ameaças contra a sacralidade da vida humana e a dignidade do matrimônio e da família".

AFP
Papa visita a Gruta de São Paulo, em Malta

Papa visita a Gruta de São Paulo, em Malta

"Os nossos contemporâneos devem ser constantemente chamados à grandeza da nossa dignidade como filhos de Deus e à vocação sublime que recebemos de Cristo" e a sociedade deve "retomar a si e defender as verdades morais fundamentais, bases da autêntica liberdade e do genuíno progresso", continuou o pontífice.

A breve visita a Malta foi planejada, originalmente, como uma peregrinação em memória do naufrágio de São Paulo na ilha mediterrânea, em 60 AD.

Com BBC e Ansa

Leia também:


Leia mais sobre Igreja Católica  e Vaticano

    Leia tudo sobre: bento 16bento xvipapa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG