Idosa é resgatada com vida quatro dias após terremoto no Japão

Mulher de 70 anos ficou presa entre escombros após tremor seguido de tsunami que atingiu o país na sexta-feira

iG São Paulo |

Uma mulher de 70 anos foi resgatada com vida após passar quatro dias presa entre escombros na cidade de Otsuchi, no Japão. Ela estava esperando por resgate desde sexta-feira, quando um terremoto seguido de tsunami atingiu o país.

A rede de televisão japonesa NHK afirmou que a mulher estava consciente durante o resgate. Ela foi internada por causa de uma hipotermia, mas seu estado de saúde não é grave.

Além dela, outro sobrevivente, de idade não divulgada, foi retirado com vida após passar quatro dias presos entre os destroços de sua próprioa casa, na cidade de Ishimaki.

O terremoto seguido de tsunami deixou mais de 3,3 mil mortos, mas estimativas indicam que o número total de vítimas pode ultrapassar 10 mil. Mais de 500 mil pessoas estão desabrigadas, enquanto dois milhões de residências permanecem sem eletricidade e quase o mesmo número, sem água.

Um funcionário da Cruz Vermelha em Otsuchi no nordeste do Japão disse à BBC que metade da população está desaparecida e os demais estão em estado de choque, tentando encontrar alimentos e se proteger do frio.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, disse que o desastre mergulha o país "na crise mais grave desde a Segunda Guerra Mundial". Estimativas preliminares elevam os custos de recuperação da tragédia em dezenas de bilhões de dólares - um forte golpe para o país, em um momento em que a economia mundial dá sinais de retomada.

Com AFP e BBC

    Leia tudo sobre: japãoterremototsunamiresgatetremor

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG