Pequim, 11 mar (EFE).- O atleta chinês Liu Xiang, ouro nos 110 metros com barreiras nos Jogos de Atenas, em 2004, estreou hoje como político na sessão anual da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh, órgão assessor), informou hoje a agência de notícias oficial Xinhua.

"Antes tarde do que nunca", disse a agência "Xinhua" ao informar sobre a chegada de Liu ao Grande Palácio do Povo, já que embora o atleta tenha sido nomeado assessor político em 2007, não havia ido às sessões da instituição até agora.

Fora isso, o atleta chega com oito dias de atraso, já que a CCPPCh começou em 3 de março. A demora foi porque Liu estava nos Estados Unidos, ainda se recuperando da operação à qual foi submetido em dezembro para se recuperar de uma lesão.

Liu retornou a Xangai no último dia 8, e já começou a treinar em sua cidade natal nos dias seguintes.

A presença ou ausência do atleta às sessões políticas é um assunto badalado na China, onde muitas estrelas do cinema, do esporte e da arte são nomeadas "assessores políticos", um título honorífico, mas que exige participação nas reuniões anuais.

Liu Xiang era a grande esperança de medalha no atletismo chinês nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, mas acabou decepcionando os torcedores do seu país ao, diante de 90 mil pessoas, se retirar da primeira prova que disputaria devido a uma lesão. EFE abc/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.