Segundo turno está previsto para acontecer no dia 5 de junho

O Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe) do Peru concluiu a apuração dos votos das eleições presidenciais de 10 de abril. Conforme a apuração dos votos, o nacionalista Ollanta Humala obteve 31,6% dos votos (4.643.060 votos) e a legisladora Keiko Fujimori ficou com 23,5% (3.449.554 votos). A disputa do segundo turno será realizada em 5 de junho.

Keiko Fujimori ficou com 23,5% dos votos e disputará o segundo turno com Ollanta Humala, que obteve 31,6% dos votos
AP
Keiko Fujimori ficou com 23,5% dos votos e disputará o segundo turno com Ollanta Humala, que obteve 31,6% dos votos
O economista Pedro Pablo Kuczynski, que obteve 18,5% dos votos; o ex-presidente Alejandro Toledo, com 15,6%, e o ex-prefeito de Lima, Luis Castañeda, com 9,8%. Os três não declararam apoio explícito a Humala ou Keiko, embora alguns membros dos partidos de Kuczynski e Castañeda tenham se mostrado favoráveis à legisladora, enquanto dentro da legenda de Toledo se fale em aproximação com Humala.

Pelo resultado, o Gana Peru, de Humala, é a coalizão mais votada. É seguida pelo partido Força 2011, de Keiko, pela Aliança pela Grande Mudança, de Kuczynski, pelo Peru Possível, de Toledo e pelo Partido da Solidariedade Nacional, de Castañeda.

Ainda não está claro como as porcentagens se traduzirão em número de cadeiras, embora os números indiquem que nenhum grupo conseguirá a maioria absoluta das 66 cadeiras, o que os obrigará a buscar alianças.

Com EFE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.