O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez uma visita surpresa na noite de sexta-feira a Cuba, cinco dias depois da vitória no referendo, e foi recebido por seu colega cubano Raúl Castro, segundo imagens de TV e uma nota oficial.

Chávez, que realiza uma visita de trabalho, chegou às 19h do horário local, (21h de Brasília) ao aeroporto internacional José Martí, onde foi recebido por Raúl Castro, pelo vice-presidente do Conselho de Ministros, Ricardo Cabrisas, e pelo chanceler Felipe Pérez Roque.

"Com o abraço de ambos os mandatários (...) símbolo da unidade de dois povos irmãos, e os 'Viva Cuba!, Viva Fidel!, Viva Raúl!' de Chávez ao pisar em terra cubana, teve início a visita de trabalho", segundo edições online da imprensa cubana.

O presidente venezuelano viaja acompanhado do chanceler Nicolás Maduro, do ministro da Energia e do Petróleo e presidente da estatal petroleira PDVSA, Rafael Ramírez, entre outras autoridades.

A Venezuela é o principal sócio comercial de Cuba, para o qual fornece cerca de 100.000 barris diários de petróleo, com facilidades de pagamento, e desenvolve projetos importantes na ilha, como um pólo petroquímico em Cienfuegos, no centro sul.

Não foi informado se o líder venezuelano se reunirá com o ex-presidente Fidel Castro, como fez em muitas visitas à ilha nos últimos anos.

Leia mais sobre: Hugo Chávez - Raúl Castro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.