Hugo Chávez pode visitar Faixa de Gaza em março

Gaza, 17 jan (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, talvez visite a Faixa de Gaza em março, à frente de um comboio de ajuda humanitária, informou hoje um porta-voz do Governo do Hamas na faixa territorial.

EFE |

O comboio, do qual também faria parte o presidente da Malásia, Mahatir Mohammed, ajudaria a aliviar a situação de 1,5 milhão de palestinos que sofrem com bloqueio israelense sobre o território, destacou o porta-voz Ayman Taha.

"Tanto a Venezuela como a Malásia entraram em contato com o Governo do Hamas para organizar a chegada do comboio", disse Taha.

Em janeiro de 2009, a Venezuela rompeu relações diplomáticas com Israel por causa da ofensiva militar lançada contra Gaza, onde mais de 1.400 pessoas morreram.

Segundo fontes ligadas ao Hamas, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, também deve visitar a região em breve. Para isso, o movimento islâmico estaria tentado facilitar a entrada de Erdogan pela passagem de Rafah, no Egito.

Taha, no entanto, disse hoje à imprensa que a viagem de Erdogan "ainda não foi confirmada oficialmente".

A possível visita do chefe do Governo turco foi debatida com ativistas desse país que entraram em Gaza há duas semanas em uma iniciativa solidária, destacou o porta-voz.

"O Hamas não foi oficialmente informado da visita, mas é uma ideia excelente e esperamos conseguir isso em breve", acrescentou.

Principal aliado muçulmano do Estado judeu, a Turquia viveu esta semana uma crise diplomática com Israel, depois que seu embaixador em Tel Aviv foi tratado de forma humilhante pelo vice-ministro de Assuntos Exteriores israelense, Dany Ayalon, em um incidente superado com uma carta de desculpas deste ao Governo de Ancara. EFE sa/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG