Hugo Chávez diz que perdeu o contato com as Farc

Caracas, 27 abr (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, revelou hoje que foram perdidos todos os canais de comunicação que mantinha com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

EFE |

"Perdemos o contato que tínhamos com as Farc. Tínhamos elaborado um sistema de contato que foi pulverizado", disse Chávez durante seu programa de rádio dominical "Alô Presidente!".

Chávez comentou sobre o assunto ao dizer que ontem, sábado, se reuniu por várias horas com o governador do Novo México, o americano Bill Richardson, para falar do problema colombiano.

O presidente da Venezuela confirmou que Richardson lhe pediu colaboração para avançar em um acordo humanitário que inclua a libertação dos reféns nas mãos das Farc.

O governante teria dito a Richardson que tentará ajudar, mas que a situação depende agora de "tempos melhores".

O presidente acrescentou que continua acreditando ser viável conseguir uma "troca humanitária entre reféns e prisioneiros", acrescentando que "a paz é possível".

Chávez realizou um trabalho bem-sucedido como mediador no conflito colombiano que permitiu a libertação unilateral de seis reféns por parte das Farc, com as quais o líder mantinha vias de comunicação.

A iniciativa para conseguir uma troca humanitária foi cancelada no dia 21 de novembro de 2007 quando o Governo colombiano anulou a permissão que havia conferido a Chávez para atuar como mediador.

Desde então, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, reiterou em várias ocasiões que Chávez não voltará a ser autorizado para realizar negociações de paz vinculadas ao conflito da Colômbia. EFE rr/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG