Hubble registra impacto de objeto cósmico em superfície de Júpiter

Washington, 24 jul (EFE).- O telescópio espacial Hubble registrou as imagens mais definidas feitas até agora do objeto cósmico que entrou no meio deste mês na atmosfera de Júpiter, anunciou hoje a Nasa, a agência espacial americana.

EFE |

Um comunicado da Nasa informou que, na quinta-feira, os cientistas decidiram interromper as tarefas de calibração do observatório para dirigir suas câmeras em direção à superfície do planeta onde ocorreu o impacto.

A explosão do corpo cósmico foi causada por um pequeno cometa ou um asteroide, o qual se desintegrou ao se chocar contra a atmosfera de Júpiter.

"Tivemos muita sorte de contar com o Hubble para ver um impacto desta magnitude, que é muito rara", disse Amy Simon-Miller, do Centro Goddard de Voos Espaciais da Nasa.

"Os detalhes observados na imagem do Hubble mostram uma protuberância na nuvem de destroços (do objeto cósmico) causada pelas turbulências na atmosfera de Júpiter", acrescentou.

As imagens transmitidas também destacam o sucesso das tarefas de serviço realizadas pelos astronautas em uma missão em maio no primeiro telescópio espacial.

"Estas imagens do impacto sobre Júpiter são fantásticas", disse a senadora Barbara Mikulski, presidente da subcomissão de Ciência e Justiça.

"Elas nos dizem que os astronautas e a equipe em Terra do Centro Goddard consertaram o Hubble com sucesso", acrescentou.

"As imagens do Hubble revelaram uma enorme riqueza de detalhes sobre o ponto do impacto", que ocorreu a mais de 500 milhões de quilômetros da Terra, afirmou Heidi Hammel, do Instituto de Ciências do Espaço, em Boulder (Colorado). EFE ojl/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG