TAIPÉ (Reuters) - Um importante politico de Taiwan se reunirá na terça-feira com o presidente chinês, Hu Jintao, em Pequim, em mais um passo para tentar melhorar os laços entre ambos os lados, informou o jornal United Daily neste sábado. Lien Chan, que é o presidente de honra do Partido Nacionalista (KTM), que está no poder, se encontrará com Hu Jintao pela quarta vez desde 2005, informou o jornal chinês, sem citar fontes. O veículo não divulgou qual serão os principais assuntos a serem tratados do encontro. Lien já foi vice-presidente de Taiwan.

O presidente-eleito da ilha, Ma Ying-jeou, do KTM, defende o estreitamento dos laços com a China, incluindo mais vôos diretos entre as regiões, mais turistas chineses e comércio normalizado.

No começo do mês, Hu Jintao e o vice-presidente-eleito de Taiwan, Vincent Siew, deram as mãos e conversaram isoladamente por cerca de 20 minutos, em um ato que muitos analistas classificaram como um grande avanço que poderia esquentar as relações entre a ilha, que tem governo democrático, e o gigante país comunista.

Lien também se encontrará com Chen Yunlin, diretor do Gabinete de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado da China, informou o jornal.

A China reivindica o controle sobre Taiwan como seu território desde o final da guerra civil chinesa em 1949, e prometeu retomar o comando da ilha, usando a força se necessário.

(Reportagem de Faith Hung; Edição de David Fogarty)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.