Acordo alcançado com Taiwan foi um bom começo - Mundo - iG" /

Hu Jintao: Acordo alcançado com Taiwan foi um bom começo

Pequim, 14 jun (EFE).- O presidente da China Hu Jintao disse que as conversas e o histórico acordo assinado ontem entre China e Taiwan representaram um bom começo, segundo publica hoje a imprensa local.

EFE |

Em um encontro com Chiang Pin-kung, chefe dos negociadores taiuaneses deslocados a Pequim, o presidente da China se mostrou confiante de que o pacto representa "um bom começo no desenvolvimento das relações no Estreito (de Formosa, que separa China e Taiwan)".

O documento assinado ontem estabelece que, a partir do próximo dia 4 de julho, 18 vôos charter semanais farão o trajeto entre o continente e a ilha, unindo assim regularmente e pela primeira vez desde 1949 ambos os lados do Estreito de Formosa.

O acordo, que entrará em vigor no dia 20 de junho, prevê que um máximo de 3 mil turistas chineses poderão viajar para Taiwan diariamente, com estadia máxima permitida de 10 dias.

"Os acordos facilitarão os intercâmbios entre a população, e encorajarão a realização de outros laços", declarou Hu, em referência à intenção de introduzir redes comerciais, de transporte e de comunicações diretas entre Taiwan e China.

Por sua parte, Chiang utilizou o encontro para expressar ao presidente da China as aspirações de Taiwan no panorama internacional.

"Esperamos participar de maneira mais ativa dos assuntos internacionais, nos quais podemos realizar uma grande contribuição.

Acho que é o único caminho pelo qual as relações bilaterais podem avançar", assinalou.

Há anos, a China se opõe à participação de Taiwan em organismos internacionais como as Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros. EFE gmp/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG