Hu Jintao e Jimmy Carter celebram 30 anos de relações entre China e EUA

Pequim, 12 jan (EFE).- O presidente da China, Hu Jintao, e o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter realizaram hoje um encontro para celebrarem os 30 anos de relações diplomáticas entre seus respectivos países, informou a agência de notícias Xinhua.

EFE |

"Como um velho amigo do povo chinês, o senhor desempenhou um importante papel no estabelecimento de laços diplomáticos entre China e EUA e foi testemunha desta decisão histórica", declarou Hu Jintao durante seu encontro com Carter.

A China e os EUA estabeleceram laços diplomáticos no dia primeiro de janeiro de 1979 após anos de relações conhecidas como "a diplomacia do pingue-pongue", em referência ao amistoso de tênis de mesa disputada em Pequim por equipes dos dois países em 1971, em plena Guerra Fria, e que abriu as portas para a visita do presidente Richard Nixon em 1972.

Na delegação americana que comparece à comemoração do evento estão figuras importantes da política americana das últimas décadas como o ex-secretário de Estado Henry Kissinger e ex-assessores de Segurança Nacional como Brent Scowcroft e Zbigniew Brzezinski.

"Para todos os cidadãos americanos, e em particular para os líderes, é uma oportunidade para ser celebrada", declarou Carter em seu encontro com Hu Jintao. EFE mz/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG