Hu Jintao chega ao Japão para visita oficial

Tóquio, 6 mai (EFE).- O presidente da China, Hu Jintao, chegou hoje ao aeroporto de Haneda, nas proximidades de Tóquio, na primeira visita oficial de um chefe de Estado chinês ao Japão em dez anos.

EFE |

Hu, que permanecerá no Japão até o sábado, participará hoje à noite de um jantar com o primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, com quem se reunirá amanhã para "melhorar as relações bilaterais", segundo a agência local "Kyodo".

Os dois governantes devem discutir os direitos de exploração de gás no Mar da China Oriental e a situação no Tibete, entre outros assuntos.

O presidente da China se reunirá também com o imperador Akihito e a imperatriz Michiko, visitará o bairro chinês de Yokohama e pronunciará um discurso na Universidade de Waseda, em Tóquio.

Hu se reuniu no domingo com um grupo de correspondentes japoneses em Pequim, e assinalou que o objetivo da visita era "reforçar a confiança mútua, a amizade e a cooperação, planejar programas para o futuro e impulsionar as relações bilaterais estratégicas".

"Os fatos demonstram que o desenvolvimento estável a longo prazo e uma boa amizade vizinha entre China e Japão interessa aos dois países e povos", acrescentou o líder chinês.

A visita é interpretada como mais um passo para melhorar as relações entre os dois países, depois que o ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe "quebrasse o gelo" com a China, com uma visita em outubro de 2006, seguida de outra do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, em abril de 2007.

O atual primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukura, também demonstrou sua boa vontade em relação ao vizinho com uma visita em dezembro do ano passado. EFE icr/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG