perseguir Nobel da Paz - Mundo - iG" /

HRW pede que Irã pare de perseguir Nobel da Paz

Nova York, 2 jan (EFE).- A Human Rights Watch (HRW) pediu hoje ao Governo de Teerã que ponha fim imediatamente a sua campanha de perseguição contra a vencedora do prêmio Nobel da Paz Shirin Ebadi, que, segundo a ONG, foi coagida com ameaças e atos de violência.

EFE |

Em comunicado emitido junto à Campanha Internacional para os Direitos Humanos no Irã, a ONG assegurou que ambas as entidades estão "profundamente preocupadas com a segurança de Ebadi, após uma violenta manifestação que aconteceu diante de sua casa" na quinta-feira passada.

Segundo o diretor-executivo da HRW, Kenneth Roth, essa manifestação, que aconteceu depois que o Governo iraniano "empreendesse sua campanha de perseguição contra Ebadi", demonstra que sua vida está "em grave perigo".

"Dado que a perseguição de Ebadi parece estar relacionada com seus contatos com pessoas das Nações Unidas que trabalhavam em um relatório sobre os direitos humanos no Irã, a ONU e líderes de todo o mundo devem declarar com urgência seu apoio a essa defensora dos direitos humanos", reivindicou Roth.

A HRW detalhou hoje que cerca de 150 pessoas protestaram no exterior da casa de Ebadi em 1º de janeiro cantando palavras de ordem contra ela, depredando o imóvel até que, passada meia hora, a Polícia dispersasse os manifestantes.

Segundo a HRW, "cada vez há mais provas de que a perseguição por parte do Governo contra Ebadi se intensificou devido a seu contato com pessoal de direitos humanos das Nações Unidas e do uso dessa informação para elaborar um relatório por parte da Secretaria-Geral da ONU". EFE mgl/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG