Houston se prepara para chegada do furacão Ike

HOUSTON - A cidade de Houston, no Texas, sul dos EUA, se preparava nesta quinta-feira, com a retirada de centenas de milhares de habitantes, para a chegada do furacão Ike, que já devastou o Caribe.

AFP |

As autoridades do condado de Harris, onde fica a maior parte da metrópole texana, anunciaram que o processo de evacuação começou no início da tarde e que a retirada das pessoas mais vulneráveis, como idosos, doentes e deficientes físicos, são prioritárias.

O tráfego nas rodovias será desviado, e postos de gasolina temporários serão instalados nos principais eixos viários para facilitar o êxodo esperado de centenas de milhares de pessoas, segundo as autoridades do condado.

A cidade de Houston tem 2,2 milhões de habitantes, mas a aglomeração tem 5,6 milhões. Ela abriga, entre outros edifícios, o centro de controle da Nasa.


Ike se aproxima da costa do Texas, no sul dos EUA / AP

Centenas de mortes no Caribe

Depois de ter provocado centenas de mortes no Caribe, o Ike estava nesta quinta-feira sobre o Golfo do México, a cerca de 760 km de Galveston, a cidade costeira mais próxima de Houston, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.

O furacão, de categoria 2 na escala Saffir-Simpson (que tem cinco níveis), pode ganhar força e subir para a categoria 3 ao passar pelas águas quentes do Golfo do México.

O Ike deve atingir o litoral americano no fim da tarde de sexta-feira.

O presidente George W. Bush decretou estado de emergência no Texas, para permitir o envio à região de uma ajuda federal.

A produção de petróleo e gás no Golfo do México foi parcialmente interrompida por causa do furacão, destacou nesta quinta-feira o Departamento americano da Energia, frisando no entanto que Ike deve poupar a maior parte das instalações petrolíferas da região.

Leia mais sobre Ike

    Leia tudo sobre: ike

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG