Hospital é preparado para atender Betancourt caso seja necessário

(atualiza com novas declarações e outros detalhes) San José del Guaviare (Colômbia), 3 abr (EFE).- As autoridades do departamento (estado) colombiano de Guaviare montaram um hospital para possível uso da missão médica liderada pela França e criada para prestar atendimento a Ingrid Betancourt e já contam com sangue do tipo da refém.

EFE |

O governador do Guaviare, Oscar López, garantiu hoje à Agência Efe que as medidas de segurança no aeroporto local e em seus arredores foram reforçadas diante da possível chegada do avião francês que aterrissou nesta quinta-feira na base militar de Bogotá.

"Neste momento a informação é de que a comissão chegou a Bogotá, mas não foi confirmado se vem para o Guaviare. Esse é um departamento de portas abertas, ainda mais para uma missão humanitária", disse López.

O governador acrescentou que as autoridades locais "estão prontas para atender e colaborar com a missão humanitária", da qual participam Espanha, França e Suíça, e que dispõem de toda a infra-estrutura para garantir o sucesso da operação.

"Há um hospital que está preparado para atendê-la (Betancourt) caso seja necessário. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) está encarregado do restante. O importante é que Ingrid Betancourt seja finalmente libertada", disse López.

Armando Celedón, subdiretor do Hospital de San José del Guaviare, afirmou que foram colhidas 27 bolsas de sangue do tipo "O" positivo, o mesmo de Betancourt, para atendê-la caso seja necessário e já foram localizadas pessoas dispostas a doar mais.

"Estabelecemos todo o programa para dar atendimento integral a Ingrid Betancourt caso seja transferida para nossas instalações. Nós prestaremos toda a assistência necessária", explicou o médico.

Além disso, Celedón indicou que o hospital dispõe de "um heliporto para fazer transferências rápidas" e detalhou que também possui "serviços especializados de cirurgia". EFE fer/mac/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG