Hong Kong: melamina em bebidas e laticínios chineses

As autoridades de Hong Kong indicaram nesta quinta-feira que encontraram melamina, um produto químico que matou quatro bebês na China, em bebidas, laticínios comercializados pela empresa chinesa Yili e pediu que os mesmos sejam retirados do mercado.

AFP |

O Centro para a Segurança Alimentar (CFS) de Hong Kong descobriu melamina em oito dos 30 produtos do gigante chinês Yili e pediu à indústria que suspenda suas vendas.

"Pedimos ao importador que suspenda a venda dos produtos e retire do mercado todos os que estão à venda em Hong Kong", declarou Constance Chan, a responsável do centro, em entrevista à imprensa.

"Pedimos sobretudo ao público que não consuma os produtos da marca", disse Chan.

Yili, grupo com sede na Mongólia Interior (norte da China), que foi patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim, está entre as 22 companhias acuadas pelas autoridades chinesas.

O leite em pó adulterado, com melamina, provocou a morte de quatro recém-nascidos e atingiu mais de 6.200 bebês na China.

Os testes em Hong Kong foram realizados após a descoberta, na terça-feira, de melamina em congelados fabricados pela Yili.

Os resultados foram enviados às autoridades chinesas para tentar erradicar a contaminação, acrescentou Chan.

Nesta quinta-feira, um agente em Hong Kong da Yili indicou que todos os produtos gelados da marca, à venda em Hong Kong, foram recolhidos, segundo a rádio RTHK.

As autoridades de saúde de Hong Kong estão realizando testes em outras marcas chinesas, principalmente a Mengniu, que estão na lista das empresas acusadas por Pequim.

Em Hong Kong, a rede de supermercados Wellcome anunciou terça-feira que retirou das prateleiras um sorvete de iogurte do grupo com sede na Mongólia Interior.

Nesta quinta-feira, a Wellcome e a rede Park'n Shop indicaram à AFP que todos os produtos Yili foram retirados de suas lojas.

As autoridades chinesas admitiram na quarta-feira que duas empresas fabricantes de laticínios acusadas pelas autoridades chinesas exportam seus produtos (para Burundi, Gabão, Bangladesh, Birmânia e Iêmen) e que os iogurtes contaminados foram encontrados em Hong Kong.

A melamina é uma substância química usada na fabricação de colas e de plástico, que serve também para disfarçar um produto diluído, fazendo parecer que sua taxa de proteína é mais elevada.

pol/lm/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG