Hong Kong anuncia garantia completa para todos os depósitos bancários

Pequim, 14 out (EFE).- O Governo de Hong Kong anunciou hoje que garantirão a solvência de todos os depósitos bancários em seu território até 2010, informou a agência oficial Xinhua.

EFE |

A garantia foi anunciada dentro de um plano completo de contingência para as entidades bancárias até 2010, quando esta iniciativa será revista, afirmou, em entrevista coletiva, o secretário de Finanças do Governo de Hong Kong, John Tsang.

Estas medidas, que entram em vigor com efeito imediato, "são de natureza preventiva (...) e não há nenhum problema sério no setor bancário", acrescentou.

Na mesma entrevista coletiva, o chefe da Autoridade Monetária de Hong Kong (banco central), Josep Yan, disse que a expansão da garantia a todos os fundos dará aos clientes "infinita confiança" na segurança de seus depósitos bancários.

Assim, a nova proteção cobrirá todos os depósitos auspiciados nas entidades bancárias locais autorizadas, diante dos 100.000 dólares de Hong Kong (US$ 12.800) que regiam até o momento.

Segundo a emissora local "RTHK", os recursos bancários depositados nas 23 entidades locais recenseadas de Hong Kong chegam a um valor de cerca de 6 trilhões de dólares de Hong Kong (US$ 770 bilhões).

Yan justificou esta medida diante da "excepcionalidade" do período que está sendo vivido no mundo todo e da crise financeira global.

Além disso, o chefe do banco central se mostrou confiante em que o Governo de Hong Kong não terá que usar "um só centavo" para substituir os depósitos até o final de 2010. EFE gmp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG