Honduras não pode acessar Direitos Especiais de Saque-FMI

WASHINGTON (Reuters) - Honduras não poderá acessar os 255 milhões de dólares em recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) alocados para o país até que o governo interino do país seja reconhecido pela comunidade internacional, disse nesta terça-feira um porta-voz do FMI. Os recursos são parte dos Direitos Especiais de Saque (SDRs, na sigla em inglês), avaliados em 250 bilhões de dólares, destinados a cada um dos 186 países-membros, segundo um acordo firmado em abril pelo grupo das 20 nações formado pelos países mais industrializadas e em desenvolvimento. O objetivo do acordo é impulsionar a liquidez no combate à crise financeira global.

Reuters |

Cada alocação de SDR é baseada na cota que o país tem no FMI, ou subscrição, e entra na conta das reservas internacionais dos países-membros. Para transformar as SDRs em moeda corrente, o país integrante do FMI deve chegar a um acordo com outra nação do organismo para comprar os Direitos Especiais de Saque.

O porta-voz do FMI afirmou que os recursos serão contabilizados como parte das reservas internacionais de Honduras, mas não podem ser convertidos em moeda corrente.

"No caso específico de Honduras, o presente regime no controle não pode usar as SDRs até que se decida se o Fundo reconhecerá esse regime como o governo de Honduras", disse o porta-voz.

A comunidade internacional está pressionando os autores da expulsão do presidente Manuel Zelaya para que o reinstalem no cargo do qual foi deposto pelo exército em 28 de junho.

Zelaya foi forçado a sair após ter irritado o Judiciário, o Congresso e o Exército do país ao propor mudanças na Constituição que permitiriam que ele ficasse mais tempo no poder que o limite de quatro anos.

O Congresso de Honduras nomeou Roberto Micheletti como presidente interino e a Suprema Corte hondurenha afirmou ter ordenado que o exército depusesse Zelaya.

(Reportagem de Lesley Wroughton)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG