visibilidade na Espanha - Mundo - iG" /

Homossexuais celebram dia de visibilidade na Espanha

Madri, 28 jun (EFE) - Milhares de homossexuais, transexuais e bissexuais realizaram hoje o 30º aniversário do Dia do Orgulho Gay na Espanha com ações como plantar flores, estender bandeiras do arco-íris e colocar um grande armário na praia.

EFE |

As manifestações se prolongaram por toda a Espanha sob uma mesma bandeira: a do coletivo homossexual e bissexual - que leva as cores do arco-íris - e com uma mesma meta: a de se tornarem visíveis e reivindicarem sua condição.

A opção mais extensa foi a da manifestação convocada por associações de defesa dos homossexuais, como as registradas em cidades como Barcelona, Valencia, Bilbao, Zaragoza e algumas localidades da região de Madri.

Além disso, os ativistas optaram por outros modos mais originais de evidenciarem sua condição sexual.

Em Talavera de la Reina (centro) foi realizado pela primeira vez um ato reivindicativo do coletivo homossexual que consistiu em plantar sete flores com as cores do arco-íris em um jardim.

A bandeira multicolorida que simboliza a comunidade gay foi içada na Prefeitura, em Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, enquanto soavam acordes de música de Haendel.

Já os homossexuais de Málaga, no sul da península, preferiram levar um armário a uma praia da cidade, em alusão à frase "sair do armário", que significa que todos assumem sua condição de homossexuais.

Este ano, o elemento central dos atos dos grupos homossexuais espanhóis é o apoio às lésbicas em sua luta a favor da igualdade e a aposta por sua visibilidade social.

Os atos destes dias em toda a Espanha terão seu auge no sábado, 5 de julho, com manifestação pelas ruas de Madri. EFE ftv/fh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG