Homens foram mais numerosos que mulheres nas primeiras migrações da África

Os homens teriam sido muito mais numerosos que as mulheres nos primeiros grupos que deixaram a África há cerca de 60.000 anos rumo ao Oriente Médio, e depois à Europa e à Ásia, revelou um estudo americano publicado pela revista Nature Genetics.

AFP |

A África é considerada o "berço da humanidade", e recentes estudos mostraram que os povos que moram atualmente em todos os continentes vêm na verdade de um pequeno grupo de homo sapiens que deixou a África há 50.000 a 70.000 anos.

Uma equipe de pesquisadores da universidade de Harvard descobriu que o número de homens era muito superior ao de mulheres nestas comunidades migrantes.

"Segundo o que os antropologistas nos ensinaram sobre as populações de caçadores, as migrações em curtas distâncias envolveram mais mulheres, e as em longas distâncias, mais homens", explicou Alon Keinan, o principal autor do estudo.

Os cientistas se basearam no fato de que a porcentagem de cromossomos "X" em uma população depende da proporção de homens no grupo. Os cromossomos "X" e "Y" determinam o sexo. Os homens têm um de cada e as mulheres têm dois "X".

Além disso, sabe-se que esta porcentagem entre os "X" e os "Y" afeta o ritmo no qual as mutações se propagam através do cromossomo "X" em dezenas ou centenas de gerações.

Os pesquisadores compararam então genomas de africanos, norte-europeus e asiáticos, e perceberam "um período de evolução genética acelerado no cromossomo X depois da separação entre africanos ocidentais e não africanos, e antes da separação entre norte-europeus e asiáticos orientais", explicou Keinan.

A equipe concluiu que como os cromossomos "X" evoluíram mais rapidamente que o previsto entre a chegada dos africanos à Europa e o desenvolvimento neste continente de uma população de caráter "europeu", os grupos de emigrantes africanos daquela época eram compostos, em maioria, de homens.

mh/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG