Homenagens aos 82 anos de Fidel incluem árvore plantada

Havana, 13 ago (EFE) - O aniversário de 82 anos do líder cubano Fidel Castro foi comemorado hoje com centenas de mensagens de felicitação, homenagens na imprensa oficial, uma festa infantil em sua honra e uma cerimônia de santeria na qual foi replantada uma paineira para fazer votos por sua saúde.

EFE |

Vários babalaôs, sacerdotes da santeria, replantaram em um parque de Havana a paineira, árvore "sagrada" desse culto de origem africana, após uma madrugada de rituais que começaram na mesma hora em que nasceu Fidel, afirmou à Agência Efe o religioso Camilo Vives.

"Hoje é o aniversário do Comandante (Fidel Castro) e hoje é um dia de alegria para todos os cubanos, e vamos dar forças a ele, que tem problemas de saúde e de idade, hoje é um dia lindo", disse à Efe Mercedes, uma mulher de 55 anos que presenciou o ritual da árvore sagrada.

O aniversário do líder cubano começou a ser notícia há dias na ilha.

As Forças Armadas fizeram no sábado uma cerimônia em sua homenagem, o jornal "Tribuna de la Habana" lhe dedicou toda a capa de domingo e a Federação de Mulheres programou pela data "jornadas de trabalho voluntário na agricultura".

A delegação cubana aos Jogos Olímpicos de Pequim enviou ao ex-líder uma mensagem com desejos de "saúde e longa vida", e o felicita "por ter sido o criador do esporte revolucionário cubano", segundo reportou a "Agencia de Información Nacional" ("AIN").

Os esportistas olímpicos cubanos acrescentam que, para eles, "pátria, dignidade, liberdade e Fidel se fundem em uma mesma idéia".

EFE.

arj/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG