Homem tenta acertar sapato em presidente do Sudão

Cartum, 25 jan (EFE).- Um homem não identificado atirou hoje um sapato contra o presidente sudanês, Omar Hassan Ahmad al-Bashir, durante um discurso em Cartum, afirmaram testemunhas a jornalistas.

EFE |

Segundo as testemunhas, o homem tirou um sapato e o jogou em direção a al-Bashir no centro de conferências Al Sadaqa, mas não o acertou. Elas não souberam dizer a motivação do ato.

Em 14 de dezembro de 2008, o jornalista Muntazer al-Zaidi jogou seus sapatos contra o então presidente dos Estados Unidos George W.

Bush durante uma entrevista coletiva em Bagdá.

Zaidi foi detido e passou nove meses na prisão por tentar agredir um chefe de Estado.

Após o incidente de hoje, os guarda-costas do presidente sudanês levaram o homem, que aparentava ter cerca de 50 anos de idade e que se manteve em silêncio, para um local desconhecido. O evento prosseguiu normalmente A Polícia apreendeu câmeras fotográficas e de televisão e pediu aos profissionais de imprensa presentes para que voltassem algumas horas mais tarde para recuperá-las.

Segundo as testemunhas, os jornalistas receberam as câmeras sem fitas ou cartões de memória.

No entanto, o responsável de imprensa da Presidência sudanesa, Emad Sayed Ahmed, negou que o incidente tenha acontecido e insistiu em que o homem só queria entregar um envelope a Bashir, mas teria sido barrado pelos policiais.

Em 4 de março de 2009, o Tribunal Penal Internacional (TPI) baixou uma ordem de detenção contra Bashir por crimes de guerra e lesa-humanidade cometidos na região sudanesa de Darfur, onde mais de 300 mil pessoas morreram desde 2003. EFE az/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG