Homem planeja salto da estratosfera a 36.600 metros de altura

NOVA YORK (Reuters) - Ainda neste ano, Felix Baumgartner pretende sair de uma cápsula a 36.600 metros de altura, erguida por um balão, e saltar, tornando-se o primeiro homem a romper a barreira do som sem uma aeronave. E, sim, ele terá medo.

Reuters |

"É claro. Eu sempre uso o medo em minha vantagem, para me concentrar", disse Baumgartner, de 40 anos, paraquedista austríaco mais conhecido por sobrevoar 35 quilômetros pelo Canal da Mancha com a ajuda de uma asa de 2 metros amarrada às costas depois de saltar de uma altura de 10.000 metros em 2003.

O salto, patrocinado por uma empresa de bebida, vai acontecer da estratosfera em uma data não especificada e em um lugar não especificado na América do Norte, disseram os organizadores do evento em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira. A data e o lugar vão depender das condições climáticas.

Um dos objetivos é quebrar o recorde de 50 anos estabelecido por Joe Kittinger, que saltou 31.333 metros pela Força Aérea dos EUA em 1960, marcando o salto mais alto de paraquedas e a queda livre mais longa e rápida do mundo.

Membros da equipe de Baumgartner insistem que outro objetivo é no interesse da ciência, incluindo monitorar os efeitos da viagem supersônica no corpo e como ele reage às mudanças de pressão, temperatura, aceleração e desaceleração.

"O objetivo é levá-lo o mais alto possível, trazê-lo de volta à Terra de forma segura, e reunir todas as informações que pudermos", disse Kittinger, de 81 anos, consultor do projeto.

Assim como fez Kittinger, Baumgartner vai subir em um balão, embora seu traje de pressão, cápsula e equipamento de monitoramento serão bem mais avançados.

A viagem de subida vai durar três horas, e durante a dura volta de 21 minutos, Baumgartner vai apenas ouvir a voz de Kittinger dentro de seu capacete.

"Ele era meu heroi quando eu era criança", disse Baumgartner.

(Reportagem de Daniel Trotta)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG