ALBUQUERQUE, Novo México - Parecia uma cena de CSI: Crime Scene Investigation, e realmente era.

A polícia do Estado do Novo México afirmou na quarta-feira que solucionou o mistério de uma morte ao compará-la com um episódio de 2003 do programa policial de sucesso mundial.

Em ambos os casos um revólver foi encontrado amarrado à bexigas numa tentativa de fazer a arma desaparecer da cena do crime.

As autoridades determinaram que Thomas Hickman cometeu suicídio depois de uma investigação que incluiu alugar uma cópia do episódio.

"Não temos como saber que ele viu o episódio. No entanto, o principal agente continuava a ouvir que houve um caso similar em CSI", disse o tenente de polícia Rick Anglada.

Primeiro, os investigadores suspeitaram de homicídio, quando Hickman, 55, de North Richland Hills, Texas, foi encontrado morto no dia 15 de março ao longo da estrada U.S. 84 perto da cidade de Santa Rosa, com a boca coberta com fita isolante.

Semelhanças

As evidências logo levaram para outra possibilidade. A pista que ligou o caso à série de tevê: seis ou sete bexigas brancas foram encontradas num cactus amarradas a uma arma, a 9 metros do corpo.

Então os detetives resolveram alugar uma cópia do episódio.

"Há similaridades no episódio, onde a personagem amarra bexigas de hélio a uma arma e espera que ela desapareça", disse Anglada.

Médicos legistas confirmaram a morte como suicídio, disse Anglada, e outras evidências levaram os detetives a concluir que a cena foi montada para parecer um homicídio.

A empunhadura da arma foi removida para deixá-la mais leve.

Apenas uma bala vazia restava na arma, disse Anglada, e não há evidência de resistência.

Hickman foi visto pela última vez dois dias antes de seu corpo ser encontrado. Os investigadores acreditam que ele encheu os balões com hélio, amarrou a arma a eles, então cobriu a boca com fita isolante e atirou contra a própria cabeça.

Eles também encontraram uma apólice de seguro que garantia US$388,000 à sua mulher, ou o dobro caso a morte fosse acidental.

"Tudo indica que Thomas Hickman se matou", disse Anglada.

Leia mais sobre: suicídio  - CSI

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.