Hollande vence primeiro turno das primárias socialistas na França

Candidato teve 39% dos votos contra 31% de Martine Aubry, com quem disputará segundo turno da votação no próximo domingo

iG São Paulo |

AFP
Hollande comemora vitória no primeiro turno das primárias do Partido Socialista em Paris, na França (09/10)
O deputado francês François Hollande venceu as primárias do Partido Socialista da França, realizadas neste domingo, e se firmou como provável rival do presidente Nicolas Sarkozy nas eleições de 2012.

Hollande venceu as primárias com 39% dos votos, seguido por Martine Aubry, com 31%, e Arnaud Monteburg, com 17%. Hollande e Aubry disputarão o segundo turno das primárias no próximo domingo.

O deputado, que integra a ala moderada do partido, tem como plataforma o controle do déficit público e o aprofundamento da integração européia. Pesquisas de opinião indicam que, se a eleição fosse hoje, ele não teria dificuldades para vencer Sarkozy.

A surpresa das primárias deste domingo foi a grande quantidade de votos obtida por Montebourg, integrante da ala radical, que critica a globalização e propõe o controle estatal parcial dos bancos.

Sua inesperada popularidade pode fazer com que Hollande tente se voltar mais para esquerda para ganhar o eleitorado radical e ser escolhido candidato do partido.

A maior perdedora da votação foi Ségolène Royal, que perdeu a eleição para Sarkozy em 2007 e recebeu apenas 7% dos votos nas primárias. Em pronunciamento, Ségolène, que é ex-mulher de Hollande, chorou ao falar sobre o resultado.

O Partido Socialista não vence uma eleição presidencial desde 1988. Até agora Sarkozy não anunciou oficialmente sua candidatura à reeleição, mas o anúncio é considerado certo.

Com AP e Reuters

    Leia tudo sobre: françasarkozyeleiçãoFrançois HollandeMartine Aubry

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG