Hollande ganha apoio importante na primária socialista na França

Político da esquerda linha-dura declara voto em pré-candidato do Partido Socialista nas eleições presidenciais de 2012

iG São Paulo |

AFP
Hollande comemora vitória no primeiro turno das primárias do Partido Socialista em Paris, na França (09/10)
O deputado francês François Hollande recebeu um impulso à sua campanha para se tornar o candidato do Partido Socialista nas eleições presidenciais de 2012, obtendo nesta sexta-feira o apoio de Arnaud Montebourg, político da esquerda linha-dura, crítico dos bancos e da globalização.

No domingo, Hollande disputa o segundo turno das primárias socialistas com Martine Aubry.

Na primeira votação, domingo passado, Hollande teve 39% dos votos contra 30% de Aubry, frequentemente definida como uma socialista mais tradicional.

Montebourg foi a principal surpresa da primária, conseguindo 17% do votos. Por isso, seu apoio a Hollande poderá ser decisivo na definição do candidato que deve enfrentar o atual presidente da França, Nicolas Sarkozy, nas eleições.

Além de Montebourg, todos os outros três pré-candidatos eliminados na primeira rodada da votação agora apoiaram Hollande, um político moderado de esquerda que endureceu suas críticas contra os bancos e a globalização nos últimos dias.

Ressaltando que essa era uma posição puramente pessoal, e não uma orientação àqueles que votaram nele, Montebourg disse que via pouca diferença entre Hollande e Aubry, mas que Hollande se uniria mais facilmente com a esquerda para a batalha presidencial em abril. "Quero ajudar a esquerda a vencer a luta contra Nicolas Sarkozy", disse Montebourg em entrevista ao diário Le Monde.

A expectativa é que o conservador Sarkozy busque a reeleição, mas a maioria das pesquisas de opinião tem indicado que ele seria derrotado por Hollande ou Aubry.

Há 17 anos a França não tem um presidente socialista. As eleições presidenciais serão realizadas em dois turnos, em 22 de abril e 6 de maio de 2012, seguidos de eleições parlamentares em junho.

Com Reuters

    Leia tudo sobre: françasarkozyeleiçãohollandeaubrymontebourg

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG