Holandês assume comando de tropas da Otan no sul Afeganistão

Cabul, 1 nov (EFE).- O general holandês Mart de Kruif substituiu hoje o canadense Marc Lessard à frente das tropas do Comando Meridional da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, em inglês), sob comando da Organização do Atlântico Norte (Otan), desdobradas no Afeganistão.

EFE |

Segundo um comunicado da organização militar, Kruif assumiu o comando do contingente da aliança atlântica no sul do Afeganistão em cerimônia presidida pelo comandante da Isaf, general David McKiernan.

"Um ano dinâmico se apresenta. As capacidades das forças de segurança afegãs aumentarão. Mais tropas serão desdobradas no Afeganistão", disse Kruif durante a cerimônia.

O militar holandês afirmou que se sentia "orgulhoso de comandar homens e mulheres tão bons, de diferentes países e culturas, mas unidos por sua devoção à operação".

Além disso, destacou "o profissionalismo, a coragem e a determinação, que junto aos companheiros afegãos, terão grande sucesso".

A Otan tem desdobrados no Afeganistão mais de 52 mil soldados de 40 países, praticamente metade deles americanos.

O sul do Afeganistão é uma das regiões mais conflituosas do país, onde os ataques da insurgência talibã contra as tropas internacionais e afegãs são freqüentes.

Este ano, mais de 4,3 mil pessoas morreram no país devido à violência. EFE lo/wr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG