Histórico dos seqüestros protagonizados pelas Farc

Bogotá, 26 out (EFE) - Após mais de oito anos de cativeiro, o ex-congressista colombiano Óscar Tulio Lizcano escapou há três dias de seus seqüestradores com um guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e recuperou a liberdade hoje.

EFE |

A seguir, uma cronologia dos seqüestros protagonizados pelas Farc.

1996 - 30 de agosto: Os guerrilheiros atacam a base militar de Las Delicias, na Amazônia, onde matam 27 militares e seqüestram outros 60, que são libertados meses depois.

1997 - 21 de dezembro: Morrem 10 militares e 18 são seqüestrados em um ataque a uma base do Exército em Patascoy, no sudoeste da Colômbia.

1998 - 3 de março: Um ataque em El Billar (Caquetá) deixa 65 militares mortos, e 43 soldados são capturados.

- 3 de agosto: As Farc atacam uma base antinarcóticos em Miraflores (Guaviare), matam 40 policiais e militares e seqüestram 56.

- 1 de novembro: A guerrilha ocupa Mitú, capital do departamento de Vaupés; 16 policiais e militares morrem, e 61 são capturados.

1999 - 7 de janeiro: As Farc iniciam uma negociação com o então presidente da Colômbia, Andrés Pastrana, em uma zona desmilitarizada no sul do país.

- 25 de fevereiro: Três indigenistas americanos são seqüestrados na fronteira com a Venezuela e aparecem mortos dias depois.

2000 - 5 de agosto: O congressista Óscar Tulio Lizcano é seqüestrado.

- 4 de dezembro: O ex-ministro das Relações Exteriores colombiano Fernando Araújo é seqüestrado em Cartagena.

2001 - 15 de julho: O então governador de Meta, Alan Jara, é capturado quando viajava em um veículo da ONU.

- 10 de junho: O senador Luis Eladio Pérez Bonilla é seqüestrado em Nariño.

- 26 de julho: Dois filhos do senador Jaime Lozada, sua mulher, Gloria Polanco, e 12 moradores são seqüestrados em um prédio em Neiva.

- 28 de agosto: O congressista Orlando Beltrán Cuéllar é seqüestrado em Huila.

- 10 de setembro: A congressista Consuelo González de Perdomo é seqüestrada em Huila.

- 29 de setembro: A então ministra da Cultura colombiana, Consuelo Araújo, morre em uma operação de resgate.

2002 - 20 de fevereiro: Guerrilheiros obrigam o piloto de um avião a pousar em uma estrada de Huila e seqüestram três ocupantes, entre eles o senador Jorge Eduardo Gechem Turbay, o que provoca o rompimento do diálogo de paz.

- 23 de fevereiro: A candidata presidencial Ingrid Betancourt e sua companheira de chapa, Clara Rojas, são seqüestradas.

- 21 de abril: O governador de Antioquia, Guillermo Gaviria, e seu assessor de paz, Gilberto Echeverri, são seqüestrados.

- 11 de abril: A Assembléia Departamental do Valle del Cauca, em Cali, é invadida e 12 deputados são capturados.

- 7 de agosto: Álvaro Uribe assume a Presidência da Colômbia.

2003 - 13 de fevereiro: Os americanos Keith Stansell, Marc Gonsalves e Thomas Howes são seqüestrados após a queda de um pequeno avião no qual viajavam pela selva do Caquetá.

- 5 de maio: Gaviria, Echeverri e oito militares são assassinados.

2004 - 13 de julho: Libertados os dois filhos do ex-senador Lozada.

2006 - 7 de agosto: Uribe assume seu segundo mandato.

- 31 de dezembro: O ex-ministro das Relações Exteriores colombiano Fernando Araújo foge de seus seqüestradores.

2007 - 28 de abril: O policial John Frank Pinchao, seqüestrado em novembro de 1998, chega a um quartel após fugir durante 17 dias de seus seqüestradores.

- 28 de junho: As Farc informam que 11 dos deputados seqüestrados em Valle del Cauca em abril de 2002 morreram em um confronto da guerrilha com os militares colombianos.

2008 - 10 de janeiro: Clara Rojas e Consuelo González de Perdomo são entregues a uma comissão enviada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

- 4 de fevereiro: Milhões de colombianos saem às ruas contra as Farc e exigem o fim dos seqüestros.

- 27 de fevereiro: Os ex-congressistas Gloria Polanco de Lozada, Orlando Beltrán Cuéllar, Luis Eladio Pérez e Jorge Eduardo Gechem Turbay são entregues a representantes de Chávez e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

- 2 de julho: O Exército resgata 18 reféns, entre eles Ingrid Betancourt e os americanos Keith Stansell, Marc Gonsalves e Thomas Howes.

- 21 de agosto: As Farc divulgam uma lista de 29 reféns (soldados, policiais e políticos) que consideram passíveis de troca e propõem um acordo humanitário.

- 9 de outubro: O alto comissário para a Paz do Governo colombiano, Luis Carlos Restrepo, exige a libertação de Lizcano devido a seus problemas graves de saúde.

- 26 de outubro: Óscar Tulio Lizcano volta à liberdade após fugir e andar por três dias com o guerrilheiro que o vigiava. EFE lnm/wr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG