Historiadores publicam na Inglaterra livro sobre sociólogo Gilberto Freyre

Londres, 9 mai (EFE).- Historiadores britânicos e brasileiros acabam de publicar, em inglês, uma breve introdução à obra do sociólogo, antropólogo e escritor brasileiro Gilberto Freyre.

EFE |

Intitulada "Gilberto Freyre: Social Theory in the Tropics", a obra é um trabalho conjunto de Peter Burke, conhecido historiador da Universidade de Cambridge, e sua esposa, Maria Lúcia Garcia Palhares Burke, do Centro de Estudos Latino-americanos da mesma universidade.

Os autores examinam Freyre sob uma dupla perspectiva, interior -do próprio Brasil- e exterior, comparando-o com outros conhecidos historiadores e sociólogos como Johan Huizinga e os integrantes da famosa escola francesa dos Anais.

Segundo explicou a professora Maria Lúcia, apesar de ser brasileira, ela só conheceu a obra de Freyre muito depois de seu marido britânico, pois nos anos 60, época em que foi à universidade, "o escritor não suscitava muito interesse entre os estudantes por causa de seu apoio à ditadura".

A obra de Maria Lúcia e Burke analisa a vida e a obra de Freyre em seu conjunto, e situa o pensador brasileiro em seu contexto cultural e político, sem ocultar as críticas, mas reconhecendo também suas enormes contribuições à compreensão da sociedade brasileira. EFE jr/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG