História da medicina abre primeira noite de Carnaval em São Paulo

São Paulo, 12 fev (EFE).- A história da medicina, cantada e representada pela escola de samba Imperador do Ipiranga, abriu na noite desta sexta-feira a primeira noite de desfiles de carnaval no sambódromo de São Paulo.

EFE |

O enredo da Imperador do Ipiranga, intitulado "Da Antiguidade à tecnologia: Medicina, a nobre arte de salvar vidas", foi preparado pelo coreógrafo Anselmo Brito e o samba foi cantado por Moisés Santiago e o rapper Rappin Hood, entre outros.

Os puxadores da escola estavam vestidos como médicos, com roupão branco e estetoscópio no pescoço.

A escola entrou no sambódromo por volta das 23h30 com mais de 2.800 músicos e dançarinos distribuídos em 27 alas e cinco carros alegóricos.

Na comissão de frente, um grupo de dançarinos, vestidos uns de branco e outros de preto e enfeitados com penas das mesmas cores, representavam a vida e a morte, seguidos pelo carro abre-alas, uma evocação do antigo Egito como uma das civilizações que fizeram sua contribuição ao desenvolvimento da medicina.

Da mesma forma foram representadas outras antigas civilizações, como a grega e a romana, além de Hipócrates, o pai da medicina, assim como a evolução desta ciência ao longo da história até chegar às pesquisas com células-tronco.

A Imperador do Ipiranga voltou ao Grupo Especial após ter ficado em 2009 no segundo lugar do grupo de acesso do carnaval de São Paulo. Apesar da escola já ter 42 anos nunca ganhou o título de melhor do carnaval.

O primeiro dia de desfiles inclui também as escolas Leandro de Itaquera, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Unidos de Vila Maria e Rosas de Ouro.

No sábado a festa voltará ao sambódromo paulista com a apresentação de outras sete escolas do grupo especial do carnaval paulista.

Os desfiles do grupo de acesso acontecem no domingo e segunda-feira, em paralelo com os do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro, o mais famoso do Brasil. EFE wgm/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG