Hisbolá parabeniza chavistas por vitória nas eleições de domingo

Beirute, 25 nov (EFE).- O grupo xiita libanês Hisbolá elogiou hoje a vitória dos partidários do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nas eleições regionais e municipais de domingo passado no país.

EFE |

"Recebemos com grande satisfação a notícia da vitória dos partidários do presidente Hugo Chávez nas eleições municipais" afirmou Nawaf Musawi, encarregado de Assuntos Exteriores do Hisbolá, em mensagem enviada à embaixadora da Venezuela.

Faltando conhecer os resultados definitivos, especialmente de Prefeituras e dos legisladores regionais, os correligionários de Chávez ganharam em 17 dos 22 estados venezuelanos em disputa, enquanto a oposição venceu em cinco, os mais povoados e de maior peso econômico, além da emblemática Prefeitura de Caracas.

Musawi acrescentou que a "vitória reflete a grande confiança do povo venezuelano na luta (de seu regime) contra a hegemonia americana".

O porta-voz do grupo xiita também reiterou sua "amizade" com o povo venezuelano e destacou que os aliados dos Estados Unidos "devem aceitar a derrota".

"Estamos com nossos amigos venezuelanos, cujo grande país e presidente se mantiveram junto a nosso povo durante a agressão israelense e a resistência de seu povo em 2006", disse ao se referir ao conflito bélico entre Israel e Líbano em meados daquele ano.

Segundo Musawi, a vitória dos partidários de Chávez é "um novo golpe no presidente (dos EUA) George W. Bush, que não só perdeu as eleições, mas também deve ser julgado como criminoso de guerra pelos assassinatos cometidos contra os povos iraquiano e libanês".

"Juntos obteremos novas vitórias pela via da resistência ao imperialismo e ao sionismo", comentou. EFE ks/wr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG