Hisbolá parabeniza Ahmadinejad por reeleição

Beirute - O movimento xiita libanês Hisbolá parabenizou neste sábado o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pela vitória nas eleições presidenciais desta sexta-feira, nas quais foi reeleito por grande maioria.

EFE |

Em nota, o Hisbolá felicitou o "irmão presidente Mahmoud Ahmadinejad pela renovação de seu mandato, assim como a República Islâmica, à qual deseja que continue seguindo o caminho do progresso e da prosperidade".

O grupo também parabenizou o líder supremo da Revolução Islâmica, o aiatolá Ali Khamenei, o Irã e o atual Governo pela "ampla participação" dos iranianos na votação, que transcorreu em meio a um clima "de liberdade e civilidade".

Para o Hisbolá, as eleições de ontem mostraram que o Irã "tem uma longa história de democracia". "E as circunstâncias nas quais transcorreram são uma prova da força e da solidez do sistema da República Islâmica", acrescenta o comunicado.

"É uma eloquente mensagem do povo sobre seu compromisso com o sistema (da Revolução), que é um modelo para os povos do mundo", acrescentou.

Em declarações à Agência Efe, o deputado do Hisbolá Nawar el-Sahili disse que a vitória de Ahmadinejad mostra que o "povo escolheu seu líder".

"A democracia venceu. Foi uma vitória categórica, já que aconteceu no primeiro turno e a percentagem obtida demonstra que (Ahmadinejad) é amado por seu povo", acrescentou.

Apurados 98% dos votos, o comitê eleitoral iraniano afirmou nesta manhã que o atual presidente se reelegeu com 64% dos votos.

Leia mais sobre Hisbolá

    Leia tudo sobre: hisbolá

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG