será para os palestinos - Mundo - iG" /

Hisbolá diz que Palestina será para os palestinos

Beirute, 13 dez (EFE).- O grupo xiita libanês Hisbolá afirmou hoje que a Palestina será para os palestinos enquanto continue ativa a resistência, em comunicado em resposta a declarações da ministra israelense de Relações Exteriores, Tzipi Livni.

EFE |

"Quando se acredita no Estado palestino poderei dirigir-me aos cidadãos palestinos -que chamamos árabes-israelenses- e dizer-lhes: Sois residentes com os mesmos direitos, mas vossa solução nacional está em outro lugar", disse Livni na quinta-feira.

Para o grupo xiita, que afirmou que não lhe tinham surpreendido as declarações de Livni, "a estratégia sionista é conhecida e se baseia na expulsão de todo um povo de sua terra e a usurpação de seu território".

O Hisbolá, considerado um grupo terrorista por Israel, acrescenta na nota publicada hoje que "a experiência demonstrou que não há nenhuma moderação entre partidos israelenses. Todos são extremistas e apóiam o projeto sionista de agressão e delinqüência".

O comunicado também critica a comunidade internacional por "continuar ignorando" que "a entidade sionista (Israel) é racista" e ressalta que todos os grupos islâmicos tomam "medidas eficazes para proteger ao povo palestino em sua própria terra e para que seja uma realidade o retorno dos refugiados a seus lares".

Não é a primeira vez que Livni se refere nestes termos à sorte que deveriam correr os árabes de cidadania israelense e que representam em torno de 20% da população do país, uma vez que se estabeleça um Estado palestino.

No mês passado Livni recebeu numerosas críticas por parte de deputados árabes do Parlamento israelense (Knesset) quando disse que "deve ficar claro a todo o mundo que o Estado de Israel é o lar nacional do povo judeu". EFE ks/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG