Hisbolá diz que discurso Netanyahu é parte de plano de EUA e Israel

Beirute, 17 jun (EFE).- O líder do grupo xiita libanês Hisbolá, Hassan Nasrallah, advertiu hoje que o discurso oferecido pelo presidente de Israel, Benjamin Netanyahu, no domingo passado, é parte de um plano dos Estados Unidos e de Israel para enganar os árabes.

EFE |

Em uma videoconferência transmitida pela televisão "Al-Manar" e presenciada por centenas de seus seguidores, Nasrallah assegurou que as "pretensas" dissensões entre EUA e Israel fazem parte de "um plano para dividir os papéis, com o objetivo de enganar mais uma vez os árabes".

"O discurso de Netanyahu nos fez compreender o engano dos EUA", disse o líder, em alusão à insistência do presidente americano, Barack Obama, sobre seu compromisso com a criação de um Estado palestino que viva em paz junto a Israel.

No último dia 14, o presidente israelense assegurou que só aceitaria um Estado palestino desmilitarizado, que reconheça a natureza judaica de um Israel cuja capital seria Jerusalém.

A postura de Netanyahu foi muito criticada pelos líderes árabes, que rejeitam a aceitação por parte dos palestinos de um Estado judeu, porque consideram que poderia envolver que os milhões de refugiados palestinos que se encontram fora dos territórios não possam retornar a suas casas.

"Temos que defender nosso país dos complôs contra a região e devemos deixar de lado os rumores e o ceticismo", disse hoje Nasrallah.

O líder xiita libanês também se referiu às recentes eleições libanesas de 7 de junho, e advertiu que a participação de seu grupo no próximo Governo do Líbano dependerá da oferta posta sobre a mesa pela maioria parlamentar.

Nasrallah, que insistiu mais uma vez em sua aceitação dos resultados, ressaltou, no entanto, que o pleito foi feito sob "campanha de terror" que fez os libaneses acreditarem que a fisionomia do Líbano mudaria caso a oposição liderada pelo Hisbolá tivesse vencido. EFE ks/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG