Hindus protestam contra comédia de Mike Myers

Hindus que moram nos Estados Unidos estão protestando contra uma comédia de Hollywood, dizendo que o filme ofende milhares de hindus em todo o mundo. Mais de 5 mil pessoas assinaram uma petição na internet contra o filme O Guru do Amor, estrelado pelo ator Mike Myers, que estréia nos Estados Unidos na próxima sexta-feira (no Brasil, a estréia está prevista para 25 de julho).

BBC Brasil |

Grupos hindus estão pedindo um boicote à Paramount Pictures, que produziu o filme. A Paramount afirma que a comédia não faz referência a nenhuma religião em particular.

No filme, Myers interpreta o personagem Guru Pitka, que é criado por gurus na Índia e depois se muda para os Estados Unidos em busca da fama como instrutor de auto-ajuda.

O filme inclui personagens como Guru Satchabigknoba e Técnico Cherkov, um canadense que recebe conselhos de Pitka sobre casamento.

'Guerra nas Estrelas'
O argumento de que o filme é uma comédia pastelão não convenceu os ativistas hindus.

Eles dizem que o conhecimento sobre hinduísmo é tão pequeno nos Estados Unidos que uma paródia como O Guru do Amor pode dar idéias falsas a adolescentes sobre a religião.

"Eles devem estabelecer limites quando se toca na fé das pessoas", diz Bhavna Shinde, da Sociedade Sanatan dos Estados Unidos.

O ator Mike Myers descreveu a religião hindu como "uma criação mística". "É como a Força em Guerra nas Estrelas", afirmou.

A Paramount Pictures divulgou uma nota em que cita o espiritualista Deepak Chopra para rebater as críticas.

"A reação prematura contra o filme é em si propaganda religiosa", disse Chopra.

Hinduístas nos Estados Unidos pediram ao órgão que classifica os filmes nos Estados Unidos que aumente a restrição de O Guru do Amor - de maiores de 13 anos para maiores de 17 anos.

Eles também pedem a veiculação de um anúncio no começo do filme explicando que a obra não é uma representação fiel do hinduísmo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG