Hillary visita o Congresso em 1º compromisso no Brasil

Brasília, 3 mar (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, deu início a seus compromissos em Brasília com uma visita ao Congresso, de onde sairá para se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e ser recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

EFE |

No Congresso, Hillary foi recepcionada pelos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), que estavam acompanhados de um grande grupo de legisladores.

Segundo fontes parlamentares, a visitante e seus interlocutores conversaram sobre assuntos relativos à agenda internacional e os aspectos das relações entre Estados Unidos e Brasil, que, na opinião de Sarney, vivem "um de seus melhores momentos".

Quando deixar o Congresso, a diplomata americana vai ter um encontro de trabalho com Amorim. Na reunião, os dois discutirão temas como o programa nuclear iraniano e a situação política na América Latina.

Hillary e o chanceler brasileiro também assinarão acordos bilaterais sobre a mudança climática, a igualdade entre os gêneros e a cooperação com outros países.

Só depois que ambos os concederem uma entrevista coletiva é que a secretária de Estado americana vai ser recebida por Lula.

Posteriormente, ela seguirá para a cidade de São Paulo, onde participará de uma conferência em uma universidade local. Da capital paulista, Hillary viajará para a Costa Rica, quinto destino de uma viagem que já passou por Uruguai, Argentina e Chile, e terminará na Guatemala. EFE ed/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG