Hillary visita mausoléu na Turquia antes de se reunir com presidente

A secretária de Estado americana Hillary Clinton visitou um monumento histórico e se reuniu com autoridades turcas neste sábado, em Ancara, onde ainda deve se encontrar com o presidente Abddulah Gul, encerrando sua primeira viagem como a nova chanceler do governo de Barack Obama.

AFP |

"É uma honra visita novamente este monumento extraordinário em homenagem ao fundador deste grande país e mostrar a amizade entre os Estados Unidos e o povo turco", afirmou Hillary Clinton aos jornalistas ao visitar o mausoléu de Ataturk.

"Na última vez que estive aqui, meu marido era presidente. Desta vez, como secretária de Estado, veio em nome deste novo presidente, o presidente Obama, para enfatizar o trabalho que os Estados Unidos e a Turquia devem realizar juntos em nome da paz, da prosperidade e do progresso", declarou.

Hillary se reuniu com o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan e falou de temas como as relações bilaterais, o Oriente Médio, o Iraque, o Afeganistão e a luta contra o terrorismo.

Ela também anunciou que Obama visitará a Turquia "aproximadamente dentro de um mês".

"Recebi uma mensagem pessoal do presidente Barack Obama", afirmou Hillary Clinton durante uma coletiva de imprensa conjunta com o seu colega turco Ali Babacan.

"O presidente Obama visitará a Turquia aproximadamente dentro de um mês", acrescentou.

Hillary destacou que a data exata dessa visita ainda não foi estabelecida e que os dois países atualmente trabalham na agenda de conversações.

"A data exta será anunciada em breve", afirmou a chanceler.

sl/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG