Washington, 14 abr (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, viajará na próxima semana à Finlândia, onde se reunirá com as autoridades locais, e à Estônia, onde participará de uma reunião informal de ministros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A viagem da chefe da diplomacia americana começará em 21 de abril na Finlândia e, no dia seguinte, seguirá na Estônia, segundo o Departamento de Estado.

Em sua primeira parada, Hillary se reunirá, segundo seu porta-voz, com funcionários do Governo finlandês para abordar assuntos relacionados com a segurança europeia, a guerra no Afeganistão e o programa nuclear do Irã.

A secretária de Estado aproveitará que este ano se completam 35 anos da assinatura da Ata Final de Helsinque para fazer um discurso sobre a segurança no século XXI.

A ata foi assinada em 1º de agosto de 1975 na capital finlandesa por 35 líderes de América do Norte, Europa Ocidental e Europa Oriental, na primeira cúpula da Conferência para a Segurança e Cooperação na Europa (CSCE), transformada depois na OSCE.

Na ata final, a Otan, o Pacto de Varsóvia e os Estados neutros se comprometem a garantir uma coexistência pacífica e o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, enquanto acordaram uma cooperação técnica. EFE cai/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.