Hillary trata na Turquia conflito no Afeganistão e retirada do Iraque

Istambul, 7 mar (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou à Turquia e se reuniu hoje com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, na última etapa de sua viagem pelo Oriente Médio e pela Europa.

EFE |

Segundo a rede "NTV", a agenda de Hillary inclui a tentativa de convencer o Governo de Ancara do envio de tropas de combate ao Afeganistão e da retirada de soldados americanos do Iraque por solo turco.

A chefe da diplomacia dos Estados Unidos visitará depois o mausoléu do fundador da República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk, e posteriormente dará uma entrevista coletiva junto com o ministro de Exteriores turco, Ali Babacan.

Depois, se reunirá com o presidente turco, Abdullah Gül, e deixará a Turquia por volta das 18h (13h de Brasília).

Outro tema que Hillary tratará em suas reuniões com as autoridades turcas é a colaboração na luta contra o grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado terrorista por EUA, União Europeia e Turquia.

Além disso, a imprensa local publicou que Hillary defenderá o papel da Turquia no processo de paz no Oriente Médio.

Também se discutirá como as boas relações de Ancara com o Irã e sua condição de aliado estratégico dos Estados Unidos fazem da Turquia um aliado útil para reduzir as tensões e abrir um possível diálogo entre Teerã e Washington.

As autoridades turcas insistirão na questão delicada para Ancara do apoio que Hillary deu a uma resolução do Congresso americano no ano passado a favor de reconhecer a existência do chamado "genocídio armênio" por parte do Império Otomano em 1915, em um momento em que tentam normalizar as relações entre Turquia e Armênia.

Hillary deve também participar esta manhã da gravação de um popular programa de entrevistas da rede "NTV" dirigido exclusivamente por mulheres, que será transmitido às 20h (15h de Brasília). EFE Amu/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG