Hillary se reunirá com comissária europeia para debater política externa

Bruxelas, 26 fev (EFE).- A comissária europeia de Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, se reunirá nesta sexta-feira em Washington com a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, para analisar as perspectivas da futura conferência de doadores para Gaza e preparar a viagem da americana à Europa.

EFE |

A chefe da diplomacia dos Estados Unidos viajará para Bruxelas pela primeira vez à frente do cargo para participar de um conselho de Exteriores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que ocorrerá em 5 de março, e se reunir com os responsáveis diplomatas da União Europeia (UE), no dia seguinte.

Hillary e a comissária europeia de Relações Exteriores começarão na sexta, em Washington, a preparar o encontro de Assuntos Exteriores União Europeia-EUA.

Também estarão presentes na reunião o alto representante de Segurança Comum e Política Externa do bloco, Javier Solana, e o presidente rotativo do Conselho de Exteriores, o tcheco Karel Schwarzenberg.

Além disso, Hillary e Ferrero-Waldner tratarão da conferência internacional de doadores em apoio da economia palestina e para a reconstrução de Gaza, após o recente conflito com Israel, que será realizada em Sharm el-Sheikh, Egito, no dia 2.

O processo de paz em Oriente Médio, Afeganistão, China, Rússia e desafios globais como a luta contra a mudança climática também estarão na agenda, segundo uma nota divulgada hoje pela Comissão Europeia (CE, órgão executivo da UE).

Na reunião do dia 6, já em Bruxelas, seria debatido de forma informal o pedido dos Estados Unidos a países europeus para que recebam detentos da prisão de Guantánamo, que o Governo de Barack Obama fechará. EFE met/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG