Hillary reitera apoio dos EUA ao Kosovo

Washington, 26 fev (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou hoje que seu país continuará dando um forte e substancial apoio ao Kosovo, para ajudar essa jovem democracia, que proclamou sua independência há um ano, a vencer seus desafios.

EFE |

A chefe da diplomacia americana fez estas declarações junto com o presidente e o primeiro-ministro do Kosovo, Fatmir Sejdiu e Hashem Thaçi, respectivamente, com os quais se reuniu em Washington.

A ex-primeira-dama parabenizou o Governo kosovar por seu "histórico primeiro ano como Estado independente" e elogiou os avanços alcançados pelo país desde a "terrível" guerra de dez anos atrás.

Na reunião bilateral, a secretária de Estado e a delegação kosovar trataram dos trabalhos nas áreas econômica e política que o país tem pela frente, e também da necessidade de se garantir uma vida cada vez mais segura e próspera aos seus cidadãos.

Hillary também reiterou ao presidente e ao primeiro-ministro do Kosovo que o Governo dos EUA "continuará fornecendo um apoio forte e substancial à mais jovem democracia do mundo".

Sejdiu, por sua vez, destacou o interesse de seu país em se tornar um membro da União Europeia (UE) e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Já Thaçi manifestou o desejo do Kosovo de, em breve, fazer parte do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM). EFE cae/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG