Hillary quer reduzir contratos com empresas privadas de segurança

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta quarta-feira que pretende reduzir o máximo possível o recurso a empresas privadas, como a Blackwater, para garantir a segurança dos diplomatas no exterior.

AFP |

"Acho que devemos reduzir o máximo possível nossa dependência das empresas privadas de segurança", disse a nova responsável pela Diplomacia americana, durante um debate público com o pessoal do Departamento de Estado.

"É pouco provável que consigamos proibir (seu uso) definitivamente, nas circunstâncias atuais", disse Hillary, ao ser questionada sobre se pensa em proibir essas empresas privadas.

A secretária declarou que o governo americano rompeu seu contrato no Iraque com a Blackwater, depois que a empresa perdeu sua licença no Iraque.

"O Departamento de Estado pôs fim ao contrato da Blackwater no Iraque", comentou, sugerindo que outra empresa poderá substituir a Blackwater.

"Como sua secretária de Estado, quero me assegurar de que disponham da segurança necessária", afirmou, acrescentando que "é um dilema".

sl/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG