um dos maiores estadistas dos EUA - Mundo - iG" /

Hillary qualifica Ted Kennedy como um dos maiores estadistas dos EUA

Washington, 26 ago (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, expressou hoje suas condolências pela morte do senador de Massachusetts Edward Kennedy, a quem qualificou como um dos maiores estadistas do país e um querido amigo.

EFE |

"Durante cinco décadas Kennedy esteve no centro de nossos maiores debates, na linha de frente da democracia", acrescentou a declaração da ex-senadora de Nova York.

"Com otimismo e coragem, ele nos ajudou a encarar os desafios e a aproveitar as oportunidades de nossos tempos", disse Hillary.

Kennedy "foi um defensor das mulheres e das famílias, um lutador pela assistência da saúde, da educação, dos direitos civis e do meio ambiente", afirmou a secretária de Estado americana.

"Ele inspirou gerações de jovens para que se incorporassem ao serviço público, para que defendessem a justiça e lutassem pelo progresso", declarou.

Um ano atrás, o senador de Massachusetts, a última grande figura de uma dinastia política proeminente nos Estados Unidos, deu um apoio decisivo ao então senador por Illinois Barack Obama na disputa pela candidatura presidencial do Partido Democrata, e isso acabou sendo um revés para Hillary, que lutava pela vaga.

A ex-primeira-dama lembrou hoje que, no começo do Governo de seu marido, Bill Clinton, eles trabalharam "juntos com Kennedy para dar um seguro de assistência de saúde para as crianças".

"Quando eu cheguei ao Senado, ele foi um mentor e colega generoso", continuou.

"Trabalhamos juntos para aumentar o salário mínimo, melhorar a educação e promover a causa que tanto nos preocupava: assegurar que todos os americanos tenham acesso a um cuidado da saúde que seja acessível e de alta qualidade", afirmou Hillary. EFE jab/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG